Festival Aqui Acolá

ir para conteudo

Workshop - A arte de criar instrumentos

Luthier - Leonardo Afonso

Sábado | 28 de maio | 11:30H às 13:30H

Luthier_a_arte_de_criar_instrumentos

“Há algo de fascinante no processo de transformação dos materiais em algo tão nobre e belo como um instrumento musical. Começar com uma árvore, simples e crua, e acabar com uma obra de arte tão delicada e capaz, é realmente extraordinário”, revela Leonardo Afonso, luthier madeirense que estará presente no Festival Aqui e Acolá a fazer uma demonstração de como se constrói um instrumento de cordas de forma artesanal.

Leonardo Afonso cria bandolins, guitarras portuguesas e guitarras clássicas de forma artesanal há mais de 4 anos. Isto significa que a construção não é feita em série, dando espaço para uma maior atenção e carinho em todas as fases do processo, conseguindo melhores acabamentos, mais uniformidade nas várias peças que constituem um instrumento e, por consequência, uma melhor qualidade sonora.

Uma parte principal na construção de instrumentos é a personalização, porque a diversidade humana é imensa e todos os músicos têm as suas preferências. Nesse sentido, Leonardo Afonso procura descobrir quais as necessidades individuais de cada pessoa e fazer daquele futuro instrumento o mais confortável possível, adaptando-o segundo o exigido.

Leonardo Afonso decidiu tornar-se luthier, há cerca de 4 anos, e começou a dar os primeiros passos na construção de instrumentos de corda dedilhada com o Mestre Carlos Jorge, luthier distinto em cordofones tradicionais da Madeira.

Alguns meses depois partiu para Coimbra para ser aluno do luthier Eduardo Loio, onde aperfeiçoou a arte da construção de alguns cordofones portugueses. Mais tarde, com o desejo de construir a sua especialização, ruma a Granada - Espanha para compreender melhor o fabrico artesanal das guitarras clássicas com o luthier Pavel Gavryushov, sediado há 16 anos nesta que é a capital mundial da construção de guitarras.

Atualmente possui o seu próprio atelier e é especializado na construção de bandolim, guitarra portuguesa, guitarra clássica e cavaquinho.

Destinatários: Todos