Festival Aqui Acolá

ir para conteudo
Festival_aqui_Acola

ATEF - Um Homem Só

ATEF

A Associação Experimental do Funchal (ATEF) iniciou o seu percurso em 1975, desde então já realizaram centenas de espetáculos espetáculos por toda a RAM e espaços nacionais: Circo de Braga, Coliseu Micaelense (Açores), Coimbra, Casa Cultural de Beja, Chapitô, Teatro A Barraca, Fafe, Porto, entre ouros.

Atuou em vários festivais (FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – Porto; Encontro Regional Funchal em Lisboa; Festival Colombo – Porto Santo; Cortejo 500 Anos da Cidade do Funchal). Participou em Feiras do Livro, Festas da Cultura e outras.

Apresentam uma das suas mais recentes produções no festival aqui acolá.

A peça - M12

No centro da ação, um cenário decorrente da ditadura do Antigo Regime e do pós Revolução dos Cravos, habitado por um emigrante clandestino, refratário, desertor da guerra do ultramar e anti-herói deste história.

Pedro dos Anjos, protagonista desta aventura, é um homem ingénuo e de boa-fé que, com a sua simplicidade e inculpabilidade, acaba por cometer crimes contra uma pátria sombria, emigrando ilegalmente e desertando, involuntariamente, do cumprimento de dever num cenário de guerra colonial.

Obrigou-se a partir para França, em busca de melhores condições de vida, suposta garantia de um futuro mais desafogado economicamente, para si e para a sua mulher. Mas, uma carta vinda de Portugal fê-lo regressar, impelido por um sentimento de “honra”. Foi então que o seu caminho se enredou de outras ilegalidades e da consequências dos seus atos presentes e passados.