Festival Aqui Acolá

ir para conteudo

Pintura, Escultura e Artes Plásticas

Carolina Fernandes (Cabi)

Carolina Fernandes (Cabi)

9 a 12 de Maio | Centro Cultural Jonh dos Passos | Pintura | Indoor

Título: «Demente»

Esta série de trabalhos teve como ponto de partida memórias e conversas com Isabel dos Ramos Fernandes (Ponta do Sol, 1930). Aborda a sua relação com o espaço, as suas vagas memórias, e o seu temperamento melancólico, num presente que se confunde sempre com o passado. Carolina Fernandes, procura ilustrar o cruzamento entre a realidade e a ficção, num ambiente de incerteza, característico de um ser humano «Demente».

A artista desenvolve, desde 2013, o seu projeto artístico chamado Mutantes, onde explora vários conceitos como o espaço, a memória ou a maternidade, através da desconstrução do corpo humano.

Carina Mendonça

Carina Mendonça

9 a 12 de Maio | 10h00 – 21h00 | Pintura e Escultura | Antiga Esquadra da PSP

Título: «Domar de Feras»

Através da sua arte grotesca e experimental e utilizando materiais reciclados, recorre a diferentes linguagens para refletir sobre o seu Eu, enquanto indivíduo e ser social.

Sinopse:

“Nada tem um fim em si próprio. Da mesma forma que conseguimos mudar a temperatura de um termómetro de frio para quente, é também possível transmutar a teimosia em perseverança e ódio em amor, pois são o mesmo, só que em níveis ou graus diferentes.

Essa caminhada interna requer trabalho. É uma descida aos nossos infernos, que é onde escondemos esses bichos pobres, podres e vis como medos, frustrações, imposições sociais, modismos, traumas, inércia, materialismo, resistências, cólera, inveja, orgulho e o egoísmo.

Temos de ser capazes de os olhar de frente e reconhecer a sua existência bem como a sua origem. A vontade e a atenção devem ser a chama que nos guia em direção a valores e virtudes cada vez mais plenos. Sem pressa e sem pausa!”

Negina Sharifyar

Nagine Sharifyar

9 a 12 de Maio | 10h00 – 21h00 | Pintura | Antiga Esquadra da PSP

Título: «Hope»

A artista fala-nos sobre a dor e o sofrimento das mulheres e do povo afegão. «Hope» é um convite para o mundo aventureiro e difícil das mulheres afegãs.

Negina Sharifyar, nasceu em 1989 na cidade de Mazar-e-Sharif. Formada em literatura inglesa em 2010 é mãe de dois filhos, uma menina e um menino. Trabalhou na Unicef por três anos como professora e ativista e continua a lutar pelos direitos humanos e pelos direitos dos animais, participando em exposições secretas e encorajando outras mulheres a trabalhar na criação de arte, roupas e artesanato.

Tiago Pinto

Tiago Pinto

9 a 12 de Maio | 10h00 – 21h00 | Artes Plásticas | Antiga Esquadra da PSP

Título: «E respira normalmente»

Desenvolve o seu trabalho com interesse pelo que está ao seu redor, captando espaços e vivências, tanto do quotidiano urbano como do rural, utilizando o desenho e a pintura como meios fulcrais na sua prática criativa.

Sinopse:

“A exposição «E respira normalmente» tem como ponto de partida uma série de registos realizados num pequeno caderno durante um voo. Ultimamente tenho estado dividido entre dois lugares, Madeira e Lisboa, fazendo sempre o mesmo percurso de avião. O projeto procura pensar sobre o estar aqui e acolá, a condição de estar deslocado, os trajetos repetidos em diferentes dias e as inseguranças inerentes à viagem, através da manipulação de diversos símbolos visuais e elementos familiares”.

Lina Santos

Lina Santos

9 a 12 de Maio | 10h00 – 21h00 | Artes Plásticas | Antiga Esquadra da PSP

Título: «INarrativas»

Na exposição «INarrativas», o público é convidados a explorar narrativas silenciosas, a mergulhar nas camadas de significado que residem além das aparências e a descobrir a beleza e a profundidade das histórias que habitam o coração e a mente da pintora.

Fascinada pelos padrões da natureza, essa atração pode ser atribuída à sua base de formação académica em biologia. Influenciada pelo micro e macrocosmo, a artista encontra na pintura uma maneira de compreender o seu inconsciente e sua própria natureza.