Teatro
Jantar para Um – Feiticeiro do Norte
Sábado | 31 de Maio | 19h00 | Centro Cultural John dos Passos
Em 1934 estreava em Londres o sketch Jantar para Um (Dinner for One) do ator britânico Lauri Wylie, que viria a revelar-se a mais famosa das suas criações dramatúrgicas. A peça breve consiste numa situação de que emerge de uma pura linguagem de comédia. Trata-se de uma anciã que festeja, na versão do Feiticeiro do Norte, o seu centésimo décimo aniversário na companhia única do seu mordomo, que com ela coabita, e oferece jantar ilusório a quatro amigos homens já falecidos aos quais ela sobreviveu. O mordomo vai servindo vinho aos quatro convivas ausentes, como se eles ali estivessem e interpreta-os um a um, enquanto brindam à saúde da aniversariante. O resultado é que o seu comportamento, em movimentos e palavras, vai acusando uma progressiva embriaguez, visto estar a beber por quatro.
Oportunidade para um dueto cénico irresistível, Jantar para Um, para além da paródia que produz o jogo teatral entre patroa e criado, que agem como se não estivessem a sós, mas sim na companhia dos defuntos amigos da dona da casa, é por isso também um divertimento que nos recorda, pelo alívio do riso, a solidão na população idosa, da memória dos afetos e do reverso da longevidade (que consiste em assistir e sobreviver à morte dos entes queridos), na sociedade que é a nossa, cada vez mais necessitada de encontrar modos condignos de acolher e integrar a população sénior em crescimento exponencial.
Uma peça com encenação de Ricardo Neves-Neves e interpretação com Élvio Camacho e Paula Erra.
Faça já sua reserva:
Os ingressos reservados devem ser levantados até uma hora antes do início de cada espetáculo, no Centro Cultural John dos Passos.
Adamastor e Tétis
Sábado | 31 de Maio | 22h00 e 00h00 | Ruas da Vila
Espetáculo promovido pela Associação Nuvem Aquarela. Entidade que tem como finalidade a criação, promoção e dinamização de atividades associadas ao teatro de fantoches e marionetas, visando a divulgação e fomento desta arte cénica na sociedade e cultura regionais e nacionais, bem como contribuir para a divulgação da cultura do povo madeirense através desta arte cénica.